29/07/2013

Mulher usa "botão do pânico" e ex-marido é preso suspeito de agressão

     Um homem foi preso em 25/7, em Vitória (ES), após sua ex-mulher dizer que estava sendo ameaçada por ele e acionar um dispositivo de segurança conhecido como "botão do pânico".
     Segundo a Polícia Civil é a primeira vez que um agressor é capturado com auxílio do equipamento desde que ele começou a ser distribuído, em abril deste ano, a mulheres vítimas de violência doméstica no Estado. A iniciativa é pioneira no pais.
     O dispositivo foi acionado pela dona de casa horas depois de tê-lo recebido.
     Similar a um controle de portão eletrônico, o "botão do pânico" é dotado de um GPS e tem capacidade de gravar e transmitir o som ambiente e a localização da vítima até uma central de monitoramento.
     No caso, o suspeito de 54 anos foi preso em flagrante por uma unidade da Guarda Civil Municipal e encaminhado para um Centro de Detenção Provisória, sem direito a fiança. Seu nome não foi divulgado.
     Em depoimento à polícia a vítima de 43 anos informou que já tinha siso importunada pelo ex-marido em outras ocasiões. Eles estavam sepárados desde 2009.
     Em junho deste ano, após ser ameaçada com uma faca, a dona de casa conquistou na Justiça o direito t mantê-lo afastado mas, segundo ela, a decisão não vinha sendo cumprida pelo ex-marido.
     O Espírito Santo tem a maior taxa de assassinatos de mulheres do pais - o dobro da media nacional. Segundo o Mapa da Violência 2012, enquanro a média de casos no Brasil é de 4,6 homicídios por cada 100 mil mulheres, no Estado esse índice é de 9,8.
     Fonte: Folha de São Paulo - Bom Dia Advogado 29/7 (WGF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário