28/10/2019

Por Onde Anda: André Cesar de Mello, Escritor, Advogado e Professor de Direito Empresarial e Tributário








Nome Completo: André Cesar de Mello
Ano de ingresso no curso de Direito: 2013.
Ano de conclusão do Curso de Direito: 2017.
Ocupação atual: Advogado e professor na área de Direito Empresarial e Tributário, bem como escritor.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.

André: Minha trajetória profissional começou na faculdade quando iniciei as atividades em diversos estágios. Trabalhei no setor de Digitalização do TJPR, assim como nos gabinetes do Desembargador Athos Pereira Jorge Junior e Juíza de Direito Patricia de Almeida Gomes Bergonse, com o foco voltado para o Direito Civil e Tributário. Depois trabalhei em um escritório de advocacia societário, passando para o escritório de advocacia Gusso & Morêz. Logo em seguida, finalmente, ingressei na Planisul, onde atualmente advogo, escritório esse voltado para o Direito Empresarial e Tributário. Além disso, a minha vida profissional é baseada na academia e nos estudos. Iniciei a carreira como escritor de artigos e livros ainda na faculdade, quando funcionava como monitor da professora Adriana Martins Silva. Naquele momento comecei a ministrar as primeiras aulas de Direito Civil (Sucessões, Contratos, Obrigações e Família). Isso apenas se aflorou com o término da faculdade, momento em que comecei a realizar a pós-graduação. Neste momento, atuo como advogado, escritor e professor.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Direito que mais o ajudam em sua vida profissional?

André: Inúmeras aptidões foram adquiridas durante o curso ou por conta dele. Características como obstinação, perseverança, interesse pela pesquisa, objetividade, autorresponsabilidade, positividade, foco em soluções (e não problemas) foram criadas/desenvolvidas exclusivamente pela faculdade ou por conta dela. 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Como é o dia a dia do seu trabalho atual?

André: A minha advocacia é baseada muito em negociação. Por isso, eu viajo inúmeras vezes e muitas coisas ocorrem ao mesmo tempo (o que é muito normal hoje em dia). Por isso, a rotina ou o dia a dia é bem volúvel e variável. Quer dizer: em uma hora eu posso estar no escritório em uma reunião e, logo em seguida, poderei viajar para outra cidade do estado ou fora dele. Em dias normais, a advocacia exige e recomenda um trabalho com horário mínimo de 8 horas, mas normalmente, para quem ama essa profissão, o horário de trabalho é ultrapassado. Por vezes é necessário trabalhar nos finais de semana, seja elaborando contratos, seja elaborando peças, seja realizando reuniões. O importante é manter a organização pessoal e profissional. Para isso recomendo desde logo a leitura do livro "A Arte de Fazer Acontecer" de David Allen. Muito bom e dará ao leitor uma praticidade e controle da vida e profissão incríveis. Recomendo muito 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Participou e ainda participa de quais grupos de pesquisa no Unicuritiba?

André: Desde os 5º período da faculdade participei de grupos de pesquisa no UniCuritiba. A veia acadêmica sempre esteve correndo em meus pulsos e coração. Após a graduação isso aflorou mais, até porque é muito fácil se distanciar da academia após a graduação. Eu, ciente disso, forcei aproximar-me ainda mais da pesquisa. Por isso, é importante se manter sempre vinculado à vida acadêmica (claro, se esse for seu objetivo). Atualmente participo do grupo de pesquisa "Temas Contemporâneos de Direito de Família", capitaneado pela professora Adriana Martins Silva, além de outros grupos em outras instituições.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais são os seus planos para o futuro?

André: Penso que os planos estão muito além da vida profissional e/ou acadêmica. Esses dois elementos estão baseados em outro muito mais importante: o Ser. Possuo alguns planos bem claros. O primeiro e mais importante é encontrar o meu próprio Ser por meio da meditação e reflexão. É a partir deste caminho que conseguiremos o êxito pessoal/profissional.  O segundo é em relação à saúde: correr 4 vezes (ou mais) por semana por toda a vida. O plano profissional está ligado à advocacia e demais projetos correlacionados. Na academia o projeto é lecionar e escrever livros acadêmicos, como está ocorrendo.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Deixe um conselho para os nossos alunos.

André: Precisamos de objetividade e, com base nisso, serei muito claro. Uma característica que mudou toda a minha vida, tanto na academia, quanto na vida pessoal, é a autorresponsabilidade. Isso significa que você tem na vida tudo o que merece: nem mais, nem menos. Tudo que está em seu alcance (ou seja: pode ser alterado de alguma forma por você) é de sua responsabilidade e incumbe a você, e só você, mudar isso. Existem causas e efeitos. Muitas causas podem ser alteradas por nós para que, com isso, mudemos os efeitos. Albert Einstein disse brilhantemente que: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Os nossos leitores podem se questionar: mas em que eu aplico isso, André? Pensemos na seguinte hipótese. Os alunos do UniCuritiba têm provas todo ano/semestre. As provas têm o único condão de comprovar e demonstrar que os conhecimentos/informações transmitidas pelos professores foram compreendidas e assimiladas pelos alunos. Para isso, você precisa se empenhar nas aulas, no estudo diário, na curiosidade pelo tema que é objeto de estudo, realizando questionamentos e buscando respostas.. Principalmente você deve ter uma rotina de estudo DIÁRIA. Sobre isso, quem precisar de ajuda terei o maior prazer em auxiliar. Quando chegar o momento da prova, você deverá estar pronto para o teste. Se chegar o momento da prova e você não entender nada ou pouco, recebendo uma nota baixa/mediana, o único responsável não é o professor que aplicou uma prova errada/complicada; não é o seu dia que não está bom. O único responsável é somente você. Assuma essa responsabilidade (na vida estudantil e em toda a sua vida) e a sua vida mudará completamente. Isso lhe dará liberdade. A autorresponsabilidade é um ponto de partida que te levará para outros habitos saudáveis. Por exemplo, ressignificar todos os pontos negativas da vida para positivos; praticar exercícios físicos todos os dias ou minimemente 3 vezes por semana; escutar as pessoas realmente; manter-se organizado; ter o hábito de pensar grande, até porque você é exatamente a medida de seus sonhos; dentre outros.
Se qualquer pessoa que estiver lendo essas palavras tiver curiosidade em aprofundar um pouco mais o estudo nas áreas mencionadas nessa entrevista, terei a maior satisfação em fazê-lo, até porque é com a ajuda mútua e transmissão de conhecimento que nós, cidadãos, pais, mães, filhos, profissionais, eleitores, que conseguiremos mudar nosso país, nossa família, nosso bairro, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário