06/10/2019

Agenda 2030: Youth Action Hub e as ações dos jovens pelo desenvolvimento sustentável










Por Giovanna Maciel



          Sempre postamos aqui no Blog sobre a Agenda 2030 – aquele conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mas, você sabia que existem jovens curitibanos super engajados em colaborar para a efetiva aplicação mudança global? 

          Trata-se do Youth Action Hub – Brasil, ou YAH-BR, instalado como “projeto piloto brasileiro” na capital paranaense. Atualmente, além do YAH Curitiba, são mais de 30 outros Hubs espalhados pelo mundo como: Equador, República Dominicana, Holanda, Estados Unidos, Namíbia, Austrália, Itália, Japão, Gâmbia, Trinidad e Tobago, Tanzânia, Reino Unido e Nigéria, sem contar com a mais nova sede brasileira, no Rio de Janeiro.

          Em outubro de 2018, jovens de vários países foram selecionados para participar de uma reunião no Fórum da Juventude, em Genebra, na Suíça, onde definiram a criação dos Hubs de Ação Juvenil, tendo como princípio norteador “para a juventude, pela juventude”. Isso porque, conforme a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), criadora do movimento, os jovens podem desempenhar um importante papel na implementação da Agenda 2030, capacitando uns aos outros globalmente e expressando diversos pontos de vista sobre assuntos dentro do mandato da UNCTAD, além de permitir ações locais nas comunidades.

Dentre estes jovens, estava Mateus Falasco, acadêmico de Direito do UNICURITIBA, escolhido para representar a Delegação Brasileira e convidado para coordenar o YAH no Brasil. Porém, no momento, ele fazia um intercâmbio da Universidade de Lisboa, promovido pela parceria entre Universidade e o Centro Universitário Curitiba e, inclusive, pretendia transferir o curso para lá.

          Para o aluno, era uma oportunidade que nunca tinha passado na sua cabeça e, em suas palavras, “mostrou-se como um momento de escolha fatal: voltar ao Brasil e fazer algo pela juventude ou continuar em Lisboa comendo Pastel de Belém?”. 

Bom, Falasco abraçou a oportunidade e, mesmo sem saber se daria conta (por estar em ano de TCC e OAB), juntou suas forças e decidiu dedicar suas energias na iniciativa, seguindo o conselho de Richard Branson (criador do Grupo Virgin), o qual é fiel admirador: “Se alguém te oferece uma oportunidade incrível, mas você não tem certeza de que pode executar, diga sim - e depois aprenda como fazer!”. Assim, segundo ele, se tornou o que sempre havia criticado, um millennial reclamão. 

Finalizado seu intercâmbio e de volta ao lar, o projeto se iniciou em fevereiro deste ano, comportando todos os desafios típicos de um projeto piloto, como o desenvolvimento e a gestão de uma equipe, estruturação interna, criação de estratégias a curto, médio e longo prazo, prospecção de parcerias e engajamento de voluntários. 

[...] além de estar sendo uma experiência ímpar e extremamente gratificante, tem sido uma oportunidade de desenvolvimento interpessoal e profissional que eu nunca imaginaria ser capaz de experimentar, trabalhando, constantemente, habilidades como a de liderança, negociação, oratória e planejamento.  

          Como bem destaca Mateus, atualmente o YAHBR serve como referencial para todos os outros 37 Hubs, estando à frente em diversos aspectos – número de parcerias, projetos, desenvolvimento interno, boas práticas e engajamento jovem. Além disso, já promoveu diversos eventos em Curitiba, como o “Youth Action Day” (YAD) em agosto, e até fora do país, como o “Córdoba Agenda 2030”, em setembro.

Tudo isso, fruto do trabalho árduo de uma família de 30 membros incríveis, tais quais, alguns são egressos do UNICURITIBA, e aqui cabe citar a Naomi Surgita Reis (A.K.A a Maravilhosa Menina dos Resumos), Otávio Augusto e o Ruan DallaVecchia, bem como nossa vice-coordenadora, a Larissa Isadora, apaixonada por lanchos e fundadora de uma iniciativa incrível chamada “Sopão Curitiba”.  

            Não menos audacioso, o próximo grande projeto envolve nada menos do que 700 crianças. Com o objetivo de levar um pouco mais de informação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a este público, o YAHBR pretende falar para com todas essas crianças, no dia 18/10/19, no projeto denominado de “ODSchool”! Entretanto, para que isso aconteça, será necessária à ajuda da comunidade jovem curitibana, que pode atuar como voluntária neste desafio, contando, inclusive, com capacitação fornecida pelo Hub,  a ser realizada no dia 09 e 10 de outubro.
          De acordo com o jovem de apenas 22 anos, isso é só o começo: 

Temos planos ambiciosos de dominar todo o Brasil e criar um movimento nacional pela sustentabilidade e engajamento jovem, ajudando a desenvolver os nossos futuros líderes e problem solvers que irão contribuir com a construção de um Brasil mais próspero, sustentável e inclusivo.


Não perca essa chance de fazer a diferença!


 

Para saber mais sobre o YAHBR:
Facebook: Youth Action Hub
Instagram: @yah.br <https://www.instagram.com/yah.br/>





Nenhum comentário:

Postar um comentário