16/08/2019

Por Onde Anda: Edson Rueda, Juiz da Vara de Família, Infância, Juventude e Anexos da Comarca de Campo Mourão











Nome Completo: Edson Jacobucci Rueda Júnior.

Ano de ingresso no curso de Direito: 1998.

Ano de conclusão do Curso de Direito: 2003.

Ocupação atual: Juiz da Vara de Família, Infância, Juventude e Anexos da Comarca de Campo Mourão.





Blog UNICURITIBA Fala Direito: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.



Edson: Ingressei na Faculdade de Direito de Curitiba em 1998 e me formei em julho de 2003. Minha turma foi a primeira da manhã a se formar. Logo em seguida, passei 04 meses em São Paulo, estudando no Complexo Damásio de Jesus. Na época, não existiam cursos on-line e aí decidi ficar um período em SP apenas estudando. Em janeiro de 2004 comecei a advogar, sem prejuízo dos estudos a noite. No decorrer daquele ano, comecei a fazer concursos e logo passei para Analista Processual no Ministério Público do Trabalho, onde assumi em janeiro de 2005. Permaneci até agosto, pois, em setembro, assumi como Advogado da União em Brasília. Fiquei na AGU apenas 02 meses, lotado na Aeronáutica. Em novembro de 2005, assumi como Juiz Substituto em Paranaguá e lá fique até fevereiro de 2006. Em março, assumi como Juiz de Direito em Cantagalo, comarca de entrância inicial, com apenas 5 mil habitantes. Em novembro de 2007, fui promovido para Santo Antônio do Sudoeste, mas fiquei apenas um mês por lá, sendo removido para Campo Mourão, onde estou desde janeiro de 2008. Nesses 11 anos, sempre estive à frente da Vara da Família e Infância e Juventude.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Como é o dia a dia do seu trabalho atual?



Edson: O trabalho do Juiz da Vara da Infância é um pouco diferente das demais áreas. Claro que há muitos processos para decidir e várias audiências todos os dias, mas, ao contrário das outras áreas, há muito a fazer fora dos processos. Um exemplo disso é a questão das Casas-Lar, os antigos orfanatos. Aqui em Campo Mourão, há duas casas de acolhimento, que exigem uma atenção especial e um acompanhamento quase que diário. A parceria com outros órgãos é importantíssima nesse ponto, pois, é necessário que a toda a rede de proteção trabalhe em conjunto para o efetivo atendimento das crianças e adolescentes.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual foi a sua experiência mais desafiadora no ambiente profissional?



Edson: As decisões sobre guarda, quando os pais moram em localidades diferentes, são, de longe, o maior desafio do Juiz da Vara da Família. Decidir com quem uma criança irá morar, quando ambos os pais têm condição, é extremamente desafiador. Lembro, nesse ponto, de um caso específico: o pai entrou com uma ação de guarda e o Juiz à época concedeu a liminar, entregando a criança para ele. Depois de instruído o feito, percebi que o Juiz fui induzido em erro e decidi devolver a criança para a mãe. Só que já havia passado 05 anos e aí fui muito traumático para todos, inclusive para mim. A decisão foi confirmada pelo TJPR, mas, passados menos um ano, a criança, por acordo entre as partes, voltou a morar com o pai, pois não se adaptou ao novo contexto familiar.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Direito que mais o ajudam na sua profissão atual?



Edson: Lembro até hoje da primeira semana de aula, o ingresso no mundo universitário; das aulas do saudoso Aloisio Surgik (Direito Romano), do querido Ezequias Losso (Economia) e da prof. Maria da Gloria Colucci. Das novas amizades, que mantenho até hoje. Tudo era novo e magnífico.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais são os seus planos para o futuro?



Edson: Tenho intenção de fazer um mestrado e voltar a dar aulas. Já dei aula há uns anos atrás, mas precisei parar naquele momento. Recentemente, conclui uma especialização em Direito de Família e logo pretende ingressar em um mestrado. Também quero aprimorar alguns projetos da Vara da Infância, para atender mais crianças em situação de risco.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Deixe um conselho para os nossos alunos.



Edson: Aproveitem cada momento do curso. As aulas, as atividades práticas, os estágios, as festas de final de curso, etc. E principalmente, estudem para alcançarem seus objetivos. Nunca fui um aluno brilhante, mas saí da Faculdade certo que queria ingressar na Magistratura e, depois de formado, estudei sem parar até alcançar meu objetivo. Não há segredo, apenas não desistir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário