16/05/2020

Acontece no UNICURITIBA: As primeiras Bancas on-line do UNICURITIBA e a adaptação da instituição frente a períodos de isolamento social



            Desde o dia 17 de março deste ano, nossa instituição optou pela suspensão das atividades presenciais e este foi um marco para um processo de readequação à educação a distância e protagonismo das plataformas digitais, buscando a continuidade e viabilizando o comprometimento da instituição com o ensino de qualidade. Para compreendermos os desdobramentos acadêmicos deste período de isolamento social, conversamos com as professoras Eloete Camilli Oliveira e Tanya K. Kozicki De Mello.

Ser professor é saber se reinventar e não se deixar abater pelas adversidades. [1]

            A crise sanitária instalada exigiu a adoção de alternativas em vários âmbitos da sociedade, incluindo o da educação. Neste contexto, a professora Tanya reforçou que o calendário acadêmico existe como um instrumento, mas que o fim maior é que o processo de aprendizagem aconteça com qualidade. E relatou que este processo de adaptação exigiu uma abrupta familiarização com instrumentos virtuais até então não habituais. Aperfeiçoou-se a instrumentalização e capacitação do ambiente virtual do Unicuritiba, mas, em relação as atividades síncronas[2], a utilização de outra plataforma fez-se necessária, e nossa instituição optou pelo Teams da Microsoft para a realização das aulas, eventos e atividades de extensão.
           
Como os alunos, os professores também ficaram inicialmente temerosos com todas essas novidades que o momento exigiu. [...] Não é algo fácil transpor para um ambiente totalmente digital essa calibragem do quanto de volume material e como a dinâmica de aula se faz diante desse meio, exigindo um reajuste de todas as partes. Mas o comprometimento de todos os envolvidos no processo, tanto professores e alunos, fez com que a adaptação fosse realizada com maior rapidez.[3]

            Dentro dessa nova configuração, para atender as demandas acadêmicas, e aquelas específicas oriundas deste momento de crise, nossa plataforma digital, além das aulas, conta com atividades de extensão com cursos, palestras e até práticas de meditação, tudo on-line. Neste sábado (09 de maio), em 70 anos de Unicuritiba, foram realizadas as primeiras bancas on-line da instituição. Elas foram um grande sucesso, com recorde de participações de alunos, mais de 70 (setenta) — todos contemplados com horas complementares por suas presenças —, além de professores. Presencialmente a participação não superava a 12 (doze) alunos, o que denuncia o potencial dessas plataformas em tornar esse processo mais acessível.
            A Supervisora do Núcleo de Supervisão do TCC da instituição, professora Eloete, nos contou que o núcleo é responsável pelos trabalhos de conclusão de curso de Direito, Relações Internacionais, Administração, Engenharia Civil, Arquitetura e Publicidade e Propaganda. E, apenas no curso de Direito, neste semestre, há mais de 300 (trezentas) monografias para a defesa que é fundamental para a responsabilidade e para o início da atividade profissional destes alunos. E, assim como para as demais atividades acadêmicas, os professores receberam capacitações para que as demandas do TCC, como orientações e preparação para a defesa, fossem realizadas por mídias digitais (lives, e-mail e WhatsApp), proporcionando as condições necessárias para os acadêmicos concluírem os seus trabalhos.
            Quanto a experiência na realização das bancas de TCC on-line a professora Tanya as considerou interessantíssimas. Ela foi uma das avaliadoras no sábado, e acompanhou algumas bancas anteriores à sua. Pontuou o caráter extremamente inovador deste modelo, afirmando que tal experiência não comprometeu em nada a avaliação. Destacou, ainda, que a viabilização de bancas on-line permite a conciliação futura de agendas, tornando possível a participação de professores em bancas mesmo não estando presentes fisicamente no dia da realização dela.
Podemos perceber que, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia impõe, é possível maior aproveitamento da tecnologia na educação, inclusive em termos de acessibilidade e sustentabilidade. Neste prisma a supervisora Oliveira acredita na possibilidade em se trabalhar com o ensino híbrido, onde palestras, determinados tópicos de unidades curriculares e atividades de extensão possam ser realizadas virtualmente, nunca substituindo na sua totalidade o ensino presencial.

A necessidade é mãe da criatividade, e o momento da crise nos obriga a buscar novos caminhos e soluções que até então não estavam em nossos horizontes.[4]

Como chefe do Departamento de Direito Público, Tanya, considera que muitas das ferramentas adotadas nesse período serão utilizadas no futuro. Defendeu, em termos socioambientais, a questão da possibilidade em se depositar monografias digitalmente, evitando o desperdício de papel e dispêndio de energia que o processo demanda, demonstrando-se uma alternativa viável que deveria ser implementada no futuro.
            Por fim, gostaríamos de destacar que os 70 anos de história do Unicuritiba se deu pelo comprometimento e valorização das capacidades e dedicação de pessoas — profissionais da educação e estudantes. E, ao final do primeiro dia das bancas on-line tivemos não apenas a demonstração de aperfeiçoamento e disponibilidade que o momento em que vivemos exige, mas também, de como essa história é construída por educadores apaixonados por suas profissões. Quando questionada sobre o amor à sua profissão, a professora Tanya esclareceu que se considera privilegiada em poder, a cada semestre, estar em uma sala com mais de 50 (cinquenta) pessoas que contribuem em seu reaprendizado em muitas coisas que achava que já sabia e ainda forçam-na a desaprender outras tantas que assumia como certas.
            O desfecho das bancas do sábado passado se deu por um momento emocionante, pois ali vimos uma parte importante da história do Unicuritiba em que professores reencontram seus antigos alunos na carreira profissional, como colegas de sala de aula, lado a lado em bancas avaliadoras de TCC. Completando 13 (treze) anos de docência na instituição, o professor Luiz Gustavo de Andrade, então professor de Direito Constitucional e orientador dos acadêmicos que realizaram as defesas no final de semana, foi outrora aluno da professora Tanya da mesma matéria. Ele não foi o único que, assim como tantos docentes do curso de Direito, teve a oportunidade em conviver inicialmente numa relação professor-aluno, e posteriormente como colegas e amigos da professora.
Neste aspecto, os seus 21 (vinte e um) anos de docência no Centro Universitário Curitiba permitiu o que a professora Kozicki de Mello descreveu como demonstração de carinho somada ao respeito intelectual que nutre por seus colegas. Tal trajetória possibilitou-a acompanhar o amadurecimento intelectual e a autonomia que seus dantes alunos, e agora educadores, em suas respectivas áreas de pesquisa, que buscam constante superação daquilo que aprenderam na faculdade.


IMAGEM: defesa do TCC da acadêmica do curso de Direito do Unicuritiba, Nicolly Jacob, realizada no dia 09 de maio de 2020, com os professores Luiz Gustavo de Andrade e a professora Tanya K. Kozicki de Mello.
[1] Supervisora de TCC em direito e professora do Unicuritiba, Eloete Camilli Oliveira, em entrevista ao Blog Unicuritiba Fala Direito.
[2] Atividades realizadas em tempo real.
[3] Chefe do Departamento de Direito Público e professora do Unicuritiba Tanya K. Kozicki de Mello, em entrevista ao Blog Unicuritiba Fala Direito.
[4] Chefe do Departamento de Direito Público e professora do Unicuritiba Tanya K. Kozicki de Mello, em entrevista ao Blog Unicuritiba Fala Direito.

Um comentário:

  1. Como colaboradora, acadêmica e mãe de dois acadêmicos,estou vendo a instituição se adaptar e dar conta do compromisso em todas as áreas necessárias nesse momento de pandemia.
    Professores Tânia, Eloete e Luiz Gustavo, parabéns por proporcionarem aos acadêmicos um ambiente onde possam seguir, finalizando seus sonhos ( a distância), com a qualidade presencial do Unicuritiba.

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