01/09/2020

Por Onde Anda: Clarissa Werner Linhares, Procuradora do Município de Curitiba

Por Helem Keiko Morimoto

 

A Ex-aluna cedeu uma entrevista para o Blog UNICURITIBA Fala Direito. Confira:

Nome Completo: Clarissa Werner Linhares.

Ano de ingresso no curso de Direito: 2000.

Ano de conclusão do Curso de Direito: 2004.

Ocupação atual: Procuradora do Município de Curitiba

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.

Clarissa: Durante a faculdade fiz alguns estágios em escritórios e no antigo Tribunal de Alçada. Também fui aprovada no cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná, onde, no início de 2004, passei a atuar na Corregedoria Geral da Justiça. Logo após, tomei  posse em cargo similar no Tribunal de Alçada, sendo lotada em gabinete. Em seguida, me formei e fiz a Escola da Magistratura do Paraná em 2005.

Posteriormente, houve a extinção do Tribunal de Alçada, cujos membros passaram a integrar o TJ. Nessa época, auxiliei na elaboração de projetos de votos em gabinetes nas áreas cível e criminal, onde permaneci até tomar posse no cargo de Procuradora do Município de Curitiba em maio de 2009.

Na PGM Curitiba atuei na parte consultiva, elaborando pareceres nos núcleos jurídicos da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Administração. Analisava processos administrativos, especialmente na área de licitações e contratos, desde a aprovação dos editais até as prorrogações dos respectivos contratos e eventuais aplicações de penalidades. Por esta razão, procurei me aprofundar nesta matéria, e me especializei em Direito Administrativo no Instituto de Direito Bacellar em 2010. Em 2013, iniciei uma nova etapa na Procuradoria, passando a atuar em processos judiciais, especificamente nas execuções fiscais e processos correlatos à área tributária. Também já tive a oportunidade de ser membro do Conselho Municipal de Contribuintes. Atualmente, permaneço na Procuradoria Fiscal.

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual foi a sua experiência mais desafiadora no ambiente profissional?

Clarissa: Sem dúvida, quando iniciei na Secretaria Municipal de Obras, pois era um ambiente eminentemente masculino, e eu uma jovem de apenas 26 anos, que precisava conquistar o respeito dos demais servidores e enfrentar a resistência para implantar as mudanças e atualizações necessárias. Na época, o que mais ouvia era: “Mas sempre foi feito assim” e alterar essa mentalidade era um desafio diário. Além disso, eu vinha do Tribunal de Justiça, cuja atuação demandava uma postura imparcial, enquanto na Procuradoria passava a desempenhar função, não só de controle da legalidade, mas muitas vezes de defensora de uma das partes.

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Direito que mais a ajudam na sua profissão atual?

Clarissa: Já na faculdade procurava me aprofundar nos assuntos que eram cobrados, inclusive com pesquisa jurisprudencial. Buscava a essência e a lógica dos institutos, fazendo uma análise crítica. Hoje esta base me auxilia na busca pela elaboração de petições e pareceres de forma fundamentada e clara.

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade de Direito?

Clarissa: Tive a oportunidade de fazer algumas amizades sinceras que trago até hoje. Sempre que precisamos um ajuda o outro nas questões profissionais. Minha turma foi a primeira do curso de Direito a se formar na sede atual da Unicuritiba. Passamos 09 semestres na antiga sede. No último período, os formandos da noite organizaram os “Pagodécimos”, que aconteciam em locais próximos à faculdade, geralmente, mais de uma vez por semana, com participação não só dos formandos, mas de alunos de vários períodos e cursos, o que oportunizava contato com mais pessoas. Nos “Pagodécimos” também homenageávamos os professores escolhidos.

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais são os seus planos para o futuro?

Clarissa: Sempre me dediquei bastante à construção e alcance dos meus objetivos profissionais. Hoje estou bem na PGM. É uma boa carreira pública e que também possibilita advogar, desde que não seja contra o Município de Curitiba. No momento estou mais focada em planos pessoais, na minha família. Estou com uma filha de 6 meses e quero me dedicar ao seu desenvolvimento, em passar bons valores e dar um bom futuro para ela no que estiver ao meu alcance. Mas o Direito é uma área que exige estudo e atualização constantes. Então, futuramente, retomarei cursos, congressos e penso em me aprofundar mais na área tributária, em que já venho atuando. 

 

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Deixe um conselho para os nossos alunos.

Clarissa: Procurem aproveitar ao máximo a faculdade. Aprofundar os conhecimentos dados em aula pra formar uma base sólida é essencial para não ser tão difícil o início da carreira, seja advogando ou estudando pra concurso. Percebo que o caminho fica mais longo para quem não formou essa base na faculdade.

Fazer estágios em várias áreas ajuda muito a saber do que realmente gosta, a não parecer tudo tão abstrato e a criar uma rede de relacionamentos profissionais.

Aproveitem também as festas da faculdade e para fazer amizades porque depois as responsabilidades e cobranças profissionais e pessoais aumentam e as prioridades passam a ser outras. 


3 comentários:

  1. Parabéns meu amor, uma história de vida maravilhosa. Com muitas conquistas. Eu e a isabella te amamos muito. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir