14/05/2020

Por Onde Anda: João Paulo Jamnik Anderson, Professor, Divulgador de Conteúdo Jurídico na Internet e Criador do Curso Jovens Profissionais do Direito.



O Egresso João Paulo Jamnik Anderson criou um curso denominado “Jovens Profissionais do Direito”, cujo objetivo é preparar atores jurídicos que irão trabalhar dentro de uma sociedade modificada pelas novas tecnologias da Informação, tecnologias que transformam e trazem novos modelos de relações entre as pessoas, entre os cidadãos e o Estado, e entre os próprios Estados.

As inscrições já estão abertas!! O curso tem o valor de R$ 200,00 em sua primeira edição, e oferece 5 bolsas de estudo através de seleção. As bolsas são por participação em projetos desenvolvidos durante o curso.

As aulas serão ministradas via plataforma Sympla Streaming.
O Ex-aluno cedeu uma entrevista para o Blog UNICURITIBA Fala Direito. Confira:
 

Nome Completo: João Paulo Jamnik Anderson.
Ano de ingresso no curso de Direito: 2009.
Ano de conclusão do Curso de Direito: 2014.
Ocupação atual: Professor e divulgador de conteúdo jurídico na Internet.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.
João: Antes de ingressar no curso de Direito, me formei em Publicidade. Entrei no curso de Direito com a vontade de fazer concurso público. Durante o curso, estagiei no Tribunal de Justiça e na AGU. Antes, já gostava de Direito Administrativo, e os professores do Unicuritiba me ajudaram a gostar ainda mais. Após formado, fiz estágio de pós-graduação no Ministério Público em Paranaguá, quando fui chamado para ser Assistente de Promotoria. Fiz pós-graduação em Direito Administrativo e estou concluindo Direito Médico, ambos no Unicuritiba. Sempre tive o sonho de me tornar professor e pesquisador, por isso ano passado ingressei em um programa de Mestrado. Este ano iniciei um canal de divulgação científica e jurídica no Instagram e no Facebook, o @direitoerede.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Como é o dia a dia do seu trabalho atual?
João: Este ano resolvi seguir meu sonho de me tornar professor e pesquisador. Por isso, desenvolvo minhas pesquisas e textos em home office já antes da quarentena. Meu dia a dia é composto por ler bastante. Tenho um viés de analisar o Direito fora de seu ambiente estritamente positivo. Assim, minhas leituras englobam ciência política, filosofia, leituras ligadas à Administração de Empresas e epistemologia (ciência da ciência, ou teoria da ciência). No mês passado resolvi pôr em prática minha ideia de divulgar conhecimentos jurídico-científicos pela Internet. Por enquanto, apenas pelo canal de Instagram e Facebook (@direitoerede). Há duas semanas estou programando um curso pela Internet (Jovens Profissionais do Direito), voltado para estudantes e jovens advogados. Os temas que serão propostos englobam uma visão do direito a partir das novas tecnologias da comunicação. Serão abordados o Design Thinking, o Pensamento e Direito Sistêmico, o Marketing Jurídico, Pluralismo Jurídico e a Teoria U. Então, meu dia a dia é composto por muita leitura e preparação de conteúdos.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual foi a sua experiência mais desafiadora no ambiente profissional?
João: Muitas experiências desafiadoras se deram dentro do Ministério Público. A promotoria que eu atuava tinha como competência a área da proteção ao patrimônio público e a proteção à saúde pública. Dentro da proteção ao patrimônio, era muito gratificante atuar de maneira a trazer mais eficiência nos gastos da Administração Pública. Mas o trabalho junto à comunidade quanto à saúde pública era ainda mais legal. Tinha contato direto com as pessoas que vinham bater à porta do Ministério Público em busca de algum tratamento que não estava sendo fornecido. Ainda, o promotor (Leonardo Bussatto) tinha o viés de atuar muito extrajudicialmente, tentando resolver os problemas em contato direto com a Administração Pública. Isto me fez ver como o direito pode ser muito mais do que a mera burocracia dos Fóruns. Me fez ver um direito muito mais humano e pertencente ao povo. O trabalho atual de gerar conteúdo e transmitir através de cursos ou lives também é muito desafiador, e é muito gratificante quando recebo respostas positivas. Também, é um bom ambiente para desenvolver trocas de informações e conhecer pessoas de todo o Brasil.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Direito que mais o ajudam na sua profissão atual?
João: Quanto aos conhecimentos técnicos que transmito, a grande maioria eu devo aos professores do curso do Direito, obviamente. Porém, o curso não prepara alunos para a docência em sua grade comum. Para isso, é necessário recorrer aos grupos de pesquisa. Na minha época os grupos eram escassos e pouco divulgados no Unicuritiba. Hoje, vejo que a estrutura de pesquisa na graduação aumentou muito. São vários grupos de pesquisa. Inclusive, participo de dois grupos de pesquisa do Unicuritiba (da Profª. Edna Torres – Democracia e Novas Tecnologias e da Profª. Sandra Maciel Lima – Direito à saúde). É muito legal ver a participação muito qualificada dos graduandos nesses grupos.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade de Direito?
João: Com certeza a cantina e os corredores. Haha. Fiz muitas amizades sinceras dentro do curso. Para mim, há muito heterogeneidade na faculdade, isto é, há pessoas de vários gostos e estilos, com variados pensamentos. A gente acaba sempre convivendo com quem mais se identifica, mas o fato de encontra-los no curso já é muito importante. Os churrascos da Atlética também eram muito bons, um ambiente para conhecer pessoas.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais são os seus planos para o futuro?
João: Meus planos são seguir carreira acadêmica. Após terminar o mestrado, quero ingressar no doutorado, ser um pesquisador não só do Direito, mas participar de pesquisas transdisciplinares.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Como surgiu a ideia de criar o curso Jovens Profissionais do Direito?  
João: Sendo bem sincero, o curso surgiu de uma corrida na praia. Na verdade, acredito que o fato do isolamento social me fez tirar do plano das ideias o canal do Instagram. Sempre tive vontade de criar algo científico na internet, além de dar aulas regulares em faculdades. Talvez eu tenha deixado uma timidez e um medo de rejeição de lado. Após criar o canal, fiz uma enquete nos stories sobre qual o tema que as pessoas gostariam que fossem abordados. Só duas pessoas responderam sendo uma a minha namorada (haha). A outra resposta sugeria o tema do marketing jurídico. Como também sou publicitário, este tema me soou muito interessante. Fiquei com isso na cabeça, pensava em uma live interativa, em que os ouvintes interagissem. Daí apareceu no meu feed um perfil que já tinha abordado o tema (@bethania.adv), da maneira como eu queria abordá-lo. Comecei a conversar com a dona do perfil sobre a realização de uma live, em alguma plataforma de reunião, ainda somente sobre o marketing jurídico. Mas daí fui fazer exercício na praia (moro em Itapoá-SC) e me veio à mente que esta live poderia se tornar na verdade um curso, que abordasse tudo o que venho estudando sobre a atuação dos juristas a partir das novas tecnologias da informação. Montei um projeto em 5 minutos e mandei para a dona daquele perfil que eu vinha conversando. Ela aceitou minha forma de pensar e em cima disso montamos o curso, a ementa das disciplinas, e fomos atrás de outras pessoas que toparam embarcar nessa canoa. Resumindo, a ideia e criar o curso já existia na minha cabeça, eu só ainda não sabia disso. Foi um insight, o sentar na cadeira e tirar tudo que já estava praticamente pronto na minha cabeça, diante dos meus conhecimentos e das minhas angústias.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual o objetivo do curso? Conte-nos um pouco sobre ele.
João: O objetivo do curso é trazer para o debate temas que fogem dos temas abordados nos cursos de Direito, e que remetem ao advento das tecnologias da informação e a mudança na estrutura das relações na sociedade. O Direito ainda está atrelado a uma visão de sociedade baseada em hierarquias. Pelo que tenho estudado, no mestrado e em outros cursos, e até mesmo no grupo de pesquisa Democracia e Novas Tecnologias da professora Edna Torres, as novas tecnologias trouxeram a horizontalização das relações. No Direito, essa transformação tem como sintomas uma maior extrajudicialidade tanto na advocacia, como nos tribunais e na atuação do Ministério Público. Assim, o curso conta com muita base teórica sobre essas mudanças, bem como alguns aspectos práticos. O curso também terá o foco de desenvolver projetos jurídicos-sociais a partir dos temas que serão expostos e debatidos. Por isso, exige a participação ativa de todos. Ainda, buscaremos que o curso envolva pessoas de diversas regiões do Brasil, com perfis diferentes. Acho que isso será muito rico para o conhecimento, e que a Internet é capaz de proporcionar.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quando o curso irá iniciar? Como serão feitas as inscrições? Quem poderá participar?
João: O início do curso será no dia 26 de maio, e as aulas serão todas as terças feiras a noite até o dia 28 de julho. Os encontros durarão entre 2hrs e 2hrs e meia.
As inscrições estão sendo feitas pelo endereço https://forms.gle/v8FdJ2xXob7chRuV7. Será feita uma seleção inicial, pois as vagas são limitadas, porque é um curso interativo, bem como se busca, na seleção, a diversidade de perfil de participantes.
O curso tem como público-alvo os graduandos em Direito, e jovens advogados.
Serão oferecidas bolsas de estudos, atreladas à produção de projetos jurídicos-sociais.
Instagram do curso: @novosprofissionaisdireito

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Deixe um conselho para os nossos alunos.
João: O conselho que dou aos alunos é aproveitar bastante as oportunidades da faculdade. Oportunidade de amizades e de pesquisas. Os professores são pessoas que se dedicaram muito para chegar até lecionar no Unicuritiba. Portanto, são preparados e apaixonados por ensinar. Aproveitem as oportunidades de conviver com eles, levarem sugestões e desafios. Tenho certeza que eles irão adorar. Um bom conselho é deixar de lado os preconceitos e descobrir muito com os diferentes. A biblioteca também é muito boa, e um conselho é buscar livros de assuntos diversos das doutrinas e dos livros indicados pelos autores. Outro conselho é tomar a sopa da Monicrazy, porque é difícil encontrar outra melhor fora da faculdade, hahaha.

E aí, ficou interessado pelo Curso? Corra para fazer a inscrição que ainda dá tempo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário