13/04/2021

Acontece no UNICURITIBA: Vai uma ajudinha aí? Um guia de apoio aos novos alunos.

Por Nicoly Schuster e Izabela Cristina Facchi.

Calouros e calouras, sejam bem-vindos! Sabemos que vários alunos ingressaram na Unicuritiba durante o ano de 2020 e 2021. Nesse período, também ocorreram algumas mudanças institucionais, como a troca de plataforma digital utilizada pela faculdade e a mudança do software pelo qual assistimos às aulas. Considerando o período de aulas remotas e a dificuldade que um novo ingressante pode encontrar para localizar algumas informações, a equipe do Fala Direito preparou um compilado de dados úteis ao aluno.

Aqui você vai encontrar: uma breve explicação sobre o sistema de transmissão das aulas; como encontrar os e-mails dos professores do curso de Direito; como encontrar o grupo de ajuda formado pelos alunos da Unicuritiba, no Facebook; o link para o manual de normas técnicas para elaboração de trabalhos; os links para as redes sociais do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE); onde encontrar vagas de estágio do curso de Direito; telefones e emails institucionais importantes; e, por fim, os links para os tutoriais para as bibliotecas do Ulife.

 

Plataformas utilizadas pela instituição

              Desde o início do ano de 2021, a Unicuritiba utiliza o software Zoom para transmitir as aulas. Para utilizá-lo no celular, computador ou tablet, é necessário baixar o aplicativo no dispositivo. Para acessá-lo, é possível criar uma conta ou fazer login com o Gmail ou Facebook.

As aulas são gravadas pelo professor e automaticamente é feito o upload do vídeo no ambiente virtual, de modo que as gravações ficam disponíveis no dia seguinte ao da transmissão da aula. Então, por exemplo, se foi transmitida uma aula no dia 22/03, a sua gravação só poderá ser acessada no dia 23/03, e assim por diante. Fica o alerta de que, caso algum aluno clique no link para assistir a aula depois que ela terminou no mesmo dia em que foi transmitida, é iniciada uma nova reunião, fazendo com que a gravação feita pelo professor seja perdida e substituída pela gravação da nova reunião iniciada pelo aluno.  

Como ambiente virtual, desde o início de 2021, passamos a utilizar duas plataformas: o Ulife e o Ulife - Sala Virtual. O Ulife serve para questões administrativas e financeiras, tais como a matrícula e rematrícula, a consulta das datas de provas, o acesso à consulta de livros na biblioteca física, a emissão dos boletos das mensalidades e a abertura de protocolos. 

O Ulife - Sala Virtual é o ambiente no qual estão disponíveis: os links para as transmissões de aulas e para as gravações das aulas passadas; os materiais de apoio de cada disciplina; e os links para acesso às bibliotecas virtuais. É por aqui que os alunos protocolam atividades e avaliações e os professores encaminham avisos e aplicam avaliações.

Você pode encontrar os tutoriais sobre o funcionamento da plataforma da seguinte maneira:

      Faça o login no Ulife

      Abra o Menu

      Clique em Ambiente Virtual de Aprendizagem

   Em seguida, clique em Sala de Aula Virtual e em seguida, clique em Prosseguir (se a página não abrir, desbloqueie o pop-up > no Google Chrome, vá em configurações > privacidade e segurança > configurações do site > pop ups e redirecionamento >  adicionar > copie e cole esse site: https://aluno.unicuritiba.com.br/SOL/aluno/index.php/ead/ilang). 

 

Grupo de ajuda no Facebook

Para encontrar o Grupo de ajuda criado pelos alunos da instituição, basta clicar neste link ou pesquisar por “GRUPO DE AJUDA FDC” e solicitar a sua entrada no grupo. Nele, alunos e ex-alunos compartilham informações úteis, divulgam vagas de estágio e eventos do Unicuritiba. Além disso, é possível encontrar colegas de turma e também os links para os grupos do WhatsApp das turmas. 

 

Manual de normas técnicas para trabalhos acadêmicos

Neste manual, elaborado pelos professores da casa Marlus Vinicius Forigo e Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim, estão reunidas todas as normas da ABNT necessárias para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O manual está disponível aqui.

 

Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP)

O DACP é responsável por representar o alunado do curso de Direito e atua em prol dos interesses coletivos dos alunos. Ao acompanhar suas redes sociais, você ficará por dentro dos eventos, congressos e palestras da área jurídica que acontecem na faculdade bem como terá acesso a comunicados importantes envolvendo a instituição. Além disso, o DACP também é responsável por demandas envolvendo os representantes das turmas do curso de Direito.     

      Instagram: @dacp_fdc e @dacpfdc

      Facebook: @dacpunicuritiba 

      Linkthree 

      Grupode avisos no WhatsApp

 

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

O DCE representa os alunos de todos os outros cursos que não possuem diretório. Suas redes sociais também divulgam eventos importantes da instituição.

      Instagram: @dceunicuritiba

      Facebook: @dceunicuritiba

      LinkThree 

 

Vagas de estágio

Existe uma página oficial da Unicuritiba para a divulgação de vagas de estágio de todos os cursos, cujo link abaixo se encontra. Além deste canal oficial, o Grupo de Ajuda mencionado acima e um grupo no WhatsApp criado por alunos também divulgam vagas de estágio específicas do curso de Direito.

      Página institucional no Facebook  

      Grupo do WhatsApp

 

Contato dos professores

O DACP possui uma lista de contato com o e-mail de todos os professores da Instituição. É só pedir que eles encaminham!

 

Contatos institucionais

O telefone para atendimentos gerais é o (41) 3012-1434. Por meio dele, os atendentes auxiliam a resolver diversas demandas ou então encaminham o aluno para o setor que melhor pode atender à solicitação. Abaixo, outros contatos de setores específicos da instituição. 


Setor

Contato

Secretaria geral

E-mail: secretariageral@unicuritiba.edu.br

Telefone: 41 3213-8700

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)   

E-mail: npj.secretaria@unicuritiba.edu.br 

Telefone: (41) 3213-8820

Núcleo de estágio


E-mail: nestagio@unicuritiba.com.br 

Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) 

E-mail: npea@unicuritiba.edu.br 

Telefones: 41 3213-8788 ou 41 3213-8751

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) 

Telefone: (41) 3213-8820

WhatsApp: (41) 99255-2816

Coordenação do curso de direito

E-mail: tanya.mello@unicuritiba.com.br 

Núcleo de Educação a Distância 

E-mail: nead@unicuritiba.edu.br 

Telefone: 41 3213-8876

Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) 

E-mail: nap@unicuritiba.edu.br   

Telefone: 41 3213-8700

Central de Atendimento Acadêmico 

E-mail: centralatendimento@unicuritiba.com.br Telefone: 41 32138700 

Centro de Atendimento Financeiro (CAF)

O atendimento é feito através do preenchimento deste formulário. Salienta-se que, sempre que necessário, é possível o atendimento telefônico.  

Núcleo de Esportes


E-mail: esportes@unicuritiba.edu.br 

 

Bibliotecas

A Unicuritiba conta com uma biblioteca física no Campus Milton Vianna,  administrada pelo sistema pergamum. Com essa ferramenta, pode ser feita a consulta dos livros físicos que estão na biblioteca. Como o funcionamento da biblioteca é afetado a depender da bandeira instituída pela Prefeitura de Curitiba, o ideal é telefonar para a faculdade para solicitar informações acerca da possibilidade da retirada e devolução de livros físicos. É possível acessar o pergamum clicando aqui

Para encontrar as bibliotecas virtuais basta acessar o site da Unicuritiba e na aba “Sou aluno” clicar em “Ulife - Sala Virtual”. Depois de logar com seu RA e senha, os links para o acesso às bibliotecas estarão na parte em azul da página, no canto esquerdo. Abaixo, alguns tutoriais e manuais de uso das bibliotecas.



Biblioteca Ebsco

Tutorial no Youtube: aqui.  

Biblioteca Senac:

Dúvidas frequentes: aqui

Tutorial: aqui.  

Biblioteca Virtual: 

Dúvidas frequentes: aqui.

Manual de uso: aqui.     

Minha biblioteca: 

Manual de uso: aqui. 


Revista dos Tribunais: 

Tutoriais: aqui


 

Mais uma vez, sejam muito bem-vindos!

É notório o desafio de ingressar em um curso de nível superior nesse momento em que é necessário o isolamento social. Fossem outros os tempos, os calouros seriam recepcionados em um grande auditório lotado de alunos. Esses tempos desafiadores exigem esforço, dedicação e, principalmente, união. Dito isso, esperamos que as informações aqui apresentadas possam, de alguma forma, ajudá-los nessa jornada que se iniciou. Por fim, reiteramos as boas-vindas e desejamos que vocês se sintam acolhidos e tirem o maior proveito da experiência da graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário