06/06/2020

Por Onde Anda: Eder Sivers, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.










O Desembargador Eder Sivers é oriundo do Ministério Público do Trabalho (12ª Região – SC). Graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, local em que foi monitor da disciplina de Direito do Trabalho e coordenador de estágios externos.

O Ex-aluno cedeu uma entrevista para o Blog UNICURITIBA Fala Direito. Confira:



Nome Completo: Eder Sivers.

Ano de ingresso no curso de Direito: Turma do segundo semestre de 1985.

Ano de conclusão do Curso de Direito: 5 de julho de 1991.

Ocupação atual: Desembargador do Trabalho do TRT da 15 Região.





Blog UNICURITIBA Fala Direito: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.



Eder: Tendo feito o Curso Técnico de Mecânica no antigo Cefet-PR, o caminho natural que segui foi entrar, no curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia de Joinville/SC, em 1984, mudando depois para o curso de Física na Federal do Paraná, em 1995, enquanto aguardava o início das aulas de Direito na FDC, antiga Curitiba. 

Já no primeiro dia de aula na Curitiba, encontrei o que seria minha vocação, trancando minha matrícula na Federal...rsrs.

Nesse meio tempo, ainda em 1986, acabei entrando na Escola de Oficiais da Gloriosa PMPR, do Guatupê, o que me obrigou a atrasar o curso de Direito em um ano por conta do Regime Militar de “arranchamento”, que na expressão militar correspondia a uma espécie de internato. 

No entanto, tive que optar entre a carreira militar e o Direito, tendo esse último vencido minhas paixões. 

No curso da Faculdade, consegui o primeiro estágio através do então Diretor, Dr. Werner Rocha, na empresa Berneck que ele assessorava. Na sequência, fui trabalhar como consultor trabalhista e previdenciário na empresa Mapa Fiscal, do grupo IOB. Ainda, fui monitor de Direito do Trabalho na Curitiba e, depois de formado fui contratado para atuar na Coordenação dos Estágios Externos. Pedindo demissão para “aprender” a advogar, fui trabalhar com a Dra. Alaisis Ferreira Lopes, uma das Decanas da FDC. 

Deixei a Faculdade e o escritório para Coordenar a assessoria jurídica do Ministério Público de Roraima, de onde também pedi exoneração para ser Procurador do Trabalho, em junho de 1996, tendo atuado em diversas unidades da Federação, para em 2011 ser nomeado Desembargador do Trabalho pelo quinto constitucional do MPT.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Na época da faculdade, o senhor já tinha o objetivo de ser Desembargador? O que te motivou a seguir este caminho?



Eder: Ao entrar na FDC conheci um mundo absolutamente novo e diferente daquele em que vivia. A Magistratura ou o Ministério Público eram sonhos que pareciam impossíveis, mas que no fundo todo estudante de Direito acalenta.

Embora minhas pretensões como advogado fossem outras, por obra do destino entrei para o Direito do Trabalho, ainda sem saber, em meados de 1988, e de lá não sai mais, e já se vão uns 32 anos. O caminho foi natural da advocacia para o MPT e, quando não tinha outra pretensão, a Justiça do Trabalho, onde redescobri minha vocação. Não me vejo fazendo outra coisa, salvo invenções mecânicas, jeeps, motos e triciclos...rsrs.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Como é o dia a dia do seu trabalho como Desembargador do TRT da 15ª Região (Campinas-SP)?



Eder: De certa forma, o Tribunal nos impõe uma rotina bem peculiar, pois os processos nunca param de chegar, e se você não faz a distribuição do dia, amanhã terá o dobro pra dar conta.



É óbvio que diferentemente do MPT à minha época, o Tribunal nos proporciona uma ótima assessoria, tendo levado quase dois anos para ter o Gabinete de hoje.

O trabalho consiste basicamente em você coordenar o Gabinete, de acordo com os seus entendimentos para a elaboração dos votos sob sua relatoria.

O tribunal do porte da 15ª Região, com 55 Desembargador é o segundo maior do Brasil (ainda perdemos para o TRT da 2ª Região, embora ganhemos em número de processos per capita). Obrigatoriamente, participamos de uma Turma e Câmera, uma Sessão Especializada, Órgão Especial, conforme regimento interno e o Tribunal Pleno Judicial e Administrativo.

Já a rotina de Sessões é relativamente fixa, sendo duas ou três da turma (minha Turma - 6 T, funciona em Câmara Única) e conforme a necessidade, em sessão extraordinária. As sessões especializadas e o Pleno funcionam uma vez por mês. Basicamente é isso.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Em tempos de Pandemia do Covid-19, como está sendo sua rotina? O que mudou? Quais as principais dificuldades enfrentadas?



Eder: Na prática a única mudança foi o teletrabalho dos servidores e o nosso, já que no âmbito do TRT 15 praticamente todos os nossos processos são digitais, via PJE.

Com a suspensão das sessões presenciais, estamos fazendo sessões por videoconferência, que vem funcionando, penso eu, a contento. Na minha especializada - SDC - Sessão de Dissídios Coletivos tivemos, inclusive, a participação dos advogados com sustentação oral. Na Turma, teremos a primeira Sessão virtual com os advogados nos próximos dias..., ou não, já que a OAB de SP reclamou no CNJ.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual foi a sua experiência mais desafiadora no ambiente profissional?



Eder: Foi ter que pensar como Magistrado depois de mais de 16 anos de MPT. Por outro lado, a experiência no Ministério Público facilitou em muito a adaptação.

Creio que essa é a maior dificuldade, a de compreender a necessidade de trabalhar em colegiado e, óbvio de conhecer a realidade do jurisdicionado regional.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais as aptidões e conhecimentos desenvolvidos no curso de Direito que mais o ajudam na sua profissão atual?



Eder: Tudo, simplesmente tudo. Muitas coisas marcam nossa carreira desde a faculdade, como as expressões latinas do saudoso Professor Aluísio Surgik,  a disciplina com as antigas papeletas; a cobrança do Professor Brunetta, sempre exigente na redação. Só citarei estes que não estão mais nesse plano, para não ser injusto com tantos outros mestres que nos deram o privilégio de partilhar seu conhecimento.

Blog UNICURITIBA Fala Direito: Qual a lembrança mais marcante do período de faculdade de Direito?



Eder: Quando você está no ritmo das aulas nem sempre dá o devido valor às coisas. Mas, apesar da brincadeira que sempre faço com o tema, na primeira semana de aula algum professor disse que a única conta que um advogado precisava saber era a de 10 ou 20%...rsrs, que seriam os honorários.

Não bastasse o gosto pelo Direito, pra quem vinha de um curso de Engenharia e de Física, foram as melhores coisas que ouvi. Nascia um amor que me acompanha até hoje.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Quais são os seus planos para o futuro?



Eder: Continuar exercendo com denodo a atividade jurisdicional de forma célere e mais justa possível. Tenho pelo menos mais 5 anos pela frente, ou até 30, se resistir. Quem sabe daqui a alguns anos abrir espaço para uma nova geração. E claro, continuar mexendo com meus brinquedos, jeeps e moto.



Blog UNICURITIBA Fala Direito: Deixe um conselho para os nossos alunos.



Eder: Estude muito e sempre. Quem entra para o direito é um eterno escravo do estudo. Ninguém pode roubar o seu conhecimento. O reconhecimento e o sucesso financeiro serão apenas consequências dessa dedicação e posso garantir que vale a pena qualquer que seja a sua opção. Como advogado, membro do MP ou magistrado, estude muito e procure ser o melhor possível. Nada substitui a sua competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário