Por Rafaella Pacheco.
Desde
o dia 17 de março deste ano, nossa instituição optou pela suspensão das
atividades presenciais e este foi um marco para um processo de readequação à educação a distância e
protagonismo das plataformas digitais, buscando a continuidade e viabilizando o
comprometimento da instituição com o ensino de qualidade. Para compreendermos
os desdobramentos acadêmicos deste período de isolamento social, conversamos
com as professoras Eloete Camilli Oliveira e Tanya K. Kozicki De Mello.
Ser professor é saber se reinventar e não se deixar abater pelas
adversidades. [1]
A
crise sanitária instalada exigiu a adoção de alternativas em vários âmbitos da
sociedade, incluindo o da educação. Neste contexto, a professora Tanya reforçou
que o calendário acadêmico existe como um instrumento, mas que o fim maior é
que o processo de aprendizagem aconteça com qualidade. E relatou que este
processo de adaptação exigiu uma abrupta familiarização com instrumentos virtuais
até então não habituais. Aperfeiçoou-se a instrumentalização e capacitação do ambiente
virtual do Unicuritiba, mas, em relação as atividades síncronas[2], a
utilização de outra plataforma fez-se necessária, e nossa instituição optou
pelo Teams da Microsoft para a realização das aulas, eventos e
atividades de extensão.
Como os alunos, os professores também ficaram inicialmente temerosos
com todas essas novidades que o momento exigiu. [...] Não é algo fácil transpor
para um ambiente totalmente digital essa calibragem do quanto de volume
material e como a dinâmica de aula se faz diante desse meio, exigindo um
reajuste de todas as partes. Mas o comprometimento de todos os envolvidos no
processo, tanto professores e alunos, fez com que a adaptação fosse realizada
com maior rapidez.[3]
Dentro
dessa nova configuração, para atender as demandas acadêmicas, e aquelas
específicas oriundas deste momento de crise, nossa plataforma digital, além das
aulas, conta com atividades de extensão com cursos, palestras e até práticas de
meditação, tudo on-line. Neste sábado (09 de maio), em 70 anos de
Unicuritiba, foram realizadas as primeiras bancas on-line da instituição.
Elas foram um grande sucesso, com recorde de participações de alunos, mais de
70 (setenta) — todos contemplados com horas complementares por suas presenças —,
além de professores. Presencialmente a participação não superava a 12 (doze)
alunos, o que denuncia o potencial dessas plataformas em tornar esse processo
mais acessível.
A
Supervisora do Núcleo de Supervisão do TCC da instituição, professora Eloete,
nos contou que o núcleo é responsável pelos trabalhos de conclusão de curso de
Direito, Relações Internacionais, Administração, Engenharia Civil, Arquitetura
e Publicidade e Propaganda. E, apenas no curso de Direito, neste semestre, há
mais de 300 (trezentas) monografias para a defesa que é fundamental para a
responsabilidade e para o início da atividade profissional destes alunos. E,
assim como para as demais atividades acadêmicas, os professores receberam
capacitações para que as demandas do TCC, como orientações e preparação para a
defesa, fossem realizadas por mídias digitais (lives, e-mail e WhatsApp),
proporcionando as condições necessárias para os acadêmicos concluírem os seus
trabalhos.
Quanto
a experiência na realização das bancas de TCC on-line a professora Tanya
as considerou interessantíssimas. Ela foi uma das avaliadoras no sábado, e acompanhou
algumas bancas anteriores à sua. Pontuou o caráter extremamente inovador deste
modelo, afirmando que tal experiência não comprometeu em nada a avaliação.
Destacou, ainda, que a viabilização de bancas on-line permite a
conciliação futura de agendas, tornando possível a participação de professores em
bancas mesmo não estando presentes fisicamente no dia da realização dela.
Podemos
perceber que, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia impõe, é possível
maior aproveitamento da tecnologia na educação, inclusive em termos de
acessibilidade e sustentabilidade. Neste prisma a supervisora Oliveira acredita
na possibilidade em se trabalhar com o ensino híbrido, onde palestras,
determinados tópicos de unidades curriculares e atividades de extensão possam
ser realizadas virtualmente, nunca substituindo na sua totalidade o ensino
presencial.
A necessidade é mãe da criatividade, e o momento da crise nos obriga
a buscar novos caminhos e soluções que até então não estavam em nossos
horizontes.[4]
Como chefe do
Departamento de Direito Público, Tanya, considera que muitas das ferramentas
adotadas nesse período serão utilizadas no futuro. Defendeu, em termos
socioambientais, a questão da possibilidade em se depositar monografias
digitalmente, evitando o desperdício de papel e dispêndio de energia que o
processo demanda, demonstrando-se uma alternativa viável que deveria ser implementada
no futuro.
Por
fim, gostaríamos de destacar que os 70 anos de história do Unicuritiba se deu
pelo comprometimento e valorização das capacidades e dedicação de pessoas —
profissionais da educação e estudantes. E, ao final do primeiro dia das bancas on-line
tivemos não apenas a demonstração de aperfeiçoamento e disponibilidade que o
momento em que vivemos exige, mas também, de como essa história é construída
por educadores apaixonados por suas profissões. Quando questionada sobre o amor
à sua profissão, a professora Tanya esclareceu que se considera privilegiada em
poder, a cada semestre, estar em uma sala com mais de 50 (cinquenta) pessoas
que contribuem em seu reaprendizado em muitas coisas que achava que já sabia e
ainda forçam-na a desaprender outras tantas que assumia como certas.
O
desfecho das bancas do sábado passado se deu por um momento emocionante, pois
ali vimos uma parte importante da história do Unicuritiba em que professores
reencontram seus antigos alunos na carreira profissional, como colegas de sala
de aula, lado a lado em bancas avaliadoras de TCC. Completando 13 (treze) anos
de docência na instituição, o professor Luiz Gustavo de Andrade, então
professor de Direito Constitucional e orientador dos acadêmicos que realizaram
as defesas no final de semana, foi outrora aluno da professora Tanya da mesma
matéria. Ele não foi o único que, assim como tantos docentes do curso de
Direito, teve a oportunidade em conviver inicialmente numa relação
professor-aluno, e posteriormente como colegas e amigos da professora.
Neste aspecto,
os seus 21 (vinte e um) anos de docência no Centro Universitário Curitiba
permitiu o que a professora Kozicki de Mello descreveu como demonstração de
carinho somada ao respeito intelectual que nutre por seus colegas. Tal trajetória
possibilitou-a acompanhar o amadurecimento intelectual e a autonomia que seus dantes
alunos, e agora educadores, em suas respectivas áreas de pesquisa, que buscam constante
superação daquilo que aprenderam na faculdade.
IMAGEM: defesa do TCC da acadêmica do curso de Direito do
Unicuritiba, Nicolly Jacob, realizada no dia 09 de maio de 2020, com os professores Luiz Gustavo de Andrade e a professora Tanya K. Kozicki de Mello.
[1] Supervisora de TCC em
direito e professora do Unicuritiba, Eloete Camilli Oliveira, em entrevista ao Blog
Unicuritiba Fala Direito.
[2]
Atividades realizadas em tempo real.
[3] Chefe do Departamento de
Direito Público e professora do Unicuritiba Tanya K. Kozicki de Mello, em entrevista ao Blog
Unicuritiba Fala Direito.
[4] Chefe do Departamento de
Direito Público e professora do Unicuritiba Tanya K. Kozicki de Mello, em entrevista ao Blog
Unicuritiba Fala Direito.
Como colaboradora, acadêmica e mãe de dois acadêmicos,estou vendo a instituição se adaptar e dar conta do compromisso em todas as áreas necessárias nesse momento de pandemia.
ResponderExcluirProfessores Tânia, Eloete e Luiz Gustavo, parabéns por proporcionarem aos acadêmicos um ambiente onde possam seguir, finalizando seus sonhos ( a distância), com a qualidade presencial do Unicuritiba.