25/02/2020

Inscrições Abertas - Vem ser blogueiro com a gente!


Estão abertas 5 vagas para alunos de Direito e 5 vagas para alunos de Relações Internacionais para compor a equipe de produção de conteúdo dos Blogs "Unicuritiba Fala Direito" e "Internacionalize-se". Os alunos selecionados ficarão responsáveis por produzir conteúdo para o Blog de uma das seguintes maneiras: entrevistando alunos egressos, entrevistando palestrantes que participam de eventos do UNICURITIBA, entrevistando alunos que participaram de eventos, intercâmbios e viagens institucionais, entrevistando professores sobre temas atuais relacionados aos cursos, coletando com professores e acadêmicos textos de opinião sobre temas atuais relacionados aos cursos, alimentando as Seções "Me indica um livro" e "Me indica um Filme" com indicações de livros e filmes que abordem temas relacionados aos cursos, entre outras atribuições.
  •  Acesse este link para saber mais informações sobre o processo seletivo.

Processo Seletivo:

Inscrições: 
De 20 de fevereiro a 5 de março.

22/02/2020

Sugestões para o Carnaval: Dicas de filmes, séries e livros dos blogueiros


Além de estarmos antenados às notícias que ocorreram durante as férias, a nossa equipe aproveitou o descanso para curtir bons livros, filmes e séries. E, não poderíamos deixar de compartilhá-los com vocês.  Por isso, escolhemos seis sugestões de obras instigantes para vocês acompanharem com um balde de pipoca ou, no caso dos livros, com uma bebida quente numa xícara reconfortante.

O CONTO DA AIA (livro)
Apesar de ter ganhado notoriedade apenas recentemente, com o lançamento da série homônima, O Conto da Aia foi escrito em 1985 por Margaret Atwood, claramente inspirada na Revolução Islâmica de 1979. Ao imaginar um país comandado por cristãos radicais, a autora mostra as várias possibilidades de dominação que povos podem sofrer, vez que em momentos de fragilidade, as pessoas tendem a confiar naqueles que trazem as soluções rápidas, mesmo que para isso seja preciso sacrificar um pouco da tão falada liberdade.
O Conto da Aia é uma obra-prima da literatura de ficção científica cuja leitura causa incômodo e desconforto, principalmente por enxergamos nítidos traços de realidade em suas páginas. É uma distopia poderosa para ser lida e assimilada em toda a sua essência, alertas e mensagens.

QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA (livro)
A obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada foi escrita na década de 1950 e trata-se de relatos do cotidiano da catadora de papel Carolina Maria de Jesus em seu diário. Conhecido como literatura-verdade, o livro é de uma profunda honestidade acerca da realidade de sua vida, do contexto social que ela viveu, e sobre a precariedade e isolamento da favela em relação à cidade. Devido a isso, a autora intitulou a favela como o quarto de despejo da cidade, ou seja, uma região abandonada, temida e excluída pela população e pelo Estado.
A obra de Carolina é uma denúncia de um sistema econômico e político falhos, e socialmente excludentes. Além das dificuldades impostas por uma vida repleta de restrições e violações — por ser mulher, negra e moradora da favela —, a fome é o cerne da obra. Caso ainda estivesse viva, gostaria de poder dizer a escritora que, setenta anos após o seu diário, todos possuem uma moradia e alimentação dignas, e que a desigualdade social, o racismo e o machismo acabaram. Mas, infelizmente não é possível dizer à Carolina — uma mulher forte, detentora de uma verdade sincera e olhar lúcido sobre seu entorno — que essas violências à dignidade humana foram vencidas. Hoje ainda temos fome, física e moral.

SEX EDUCATION (série)
E no exato momento em que o governo federal incentiva a abstinência sexual de adolescentes como programa para evitar a gravidez precoce, a dica de série de volta às aulas é uma que não tem medo de falar exatamente sobre sexo: Sex Education.
Produzida no Reino Unido, a série é protagonizada pelo jovem Otis (Asa Butterlfield), que é filho da sexóloga Jean Milburn (Gillian Anderson). O que mais chama a atenção na produção é justamente o enfrentamento de temas que muitas vezes parecem ser tabus na sociedade.
Primeira vez, masturbação, masculinidade tóxica, homossexualidade, relação abusiva, aborto, abuso sexual, sororidade feminina. Todos esses temas fazem parte da adolescência e da juventude e, ao contrário do governo federal, não são deixados de lado em momento algum, fazendo com que o expectador enfrente toda essa realidade de uma forma natural.
As duas temporadas estão disponíveis no catálogo da Netflix e merecem uma chance.

THE PURGE (série)
Distribuída mundialmente pela Amazon Prime a série é baseada na franquia “Uma noite de Crime” (2013-2018), que mostra a autorização do governo estadunidense em liberar para que os cidadãos cometam crimes durante uma noite sem que sejam punidos por isso. Com os EUA em crise, o argumento da “noite do expurgo” é diminuir o número de crimes cometidos, vez que esta seria uma forma de os humanos liberarem seus instintos assassinos durante 12 horas, diminuindo, assim, os crimes no restante do ano. Por óbvio a ideia não dá certo, embora o governo tente vender a imagem de que tudo está dentro dos conformes.
The Purge” tinha como objetivo trazer ao espectador críticas ao governo, bem como demonstrar a decadência norte-americana e falar dos menos favorecidos, das mulheres subjugadas e da divisão de classes. Entretanto, ao invés de focar nisso, acaba focando mais nas histórias de terror da referida noite, esquecendo-se da ideia principal do seriado.

A MENTE DO ASSASSINO: AARON HERNANDEZ (minissérie)
A minissérie da Netflix é divida em três partes, as quais discorrem sobre os crimes envolvendo o ex-jogador da NFL, Aaron Hernandez, explorando as respostas de pessoas próximas e distantes do astro. Ao longo dos episódios, que passam por traços de sua infância e juventude, o público é capaz de perceber uma trágica e horripilante história por trás do então astro de futebol americano.
Com uma narrativa não linear, “A Mente do Assassino” apresenta diversos aspectos da vida de Hernandez, fazendo um verdadeiro suspense e que nos mantém tentando adivinhar o “porquê” da história, através de diferentes perspectivas.

NEGAÇÃO (filme)
Sob a direção de Mick Jackson, o filme Negação foi lançado em 2017, e trata-se de um drama de tribunal, baseado em fatos reais. Como o próprio nome do filme revela, a trama se debruça sobre a negação de David Irving, um autodeclarado historiador, que defendeu veementemente a ideia de que o holocausto não ocorreu. Ele processou por difamação a escritora e pesquisadora Deborah Lipstadt por tê-lo desacreditado enquanto historiador em sua obra.
Muitas questões interessantes para reflexão são apresentadas no filme. Dentre elas, a questão ética no desenvolvimento de uma pesquisa e produção científica, vista principalmente no viés ideológico adotado por Irving, que o levou a distorcer fatos históricos para que corroborassem com sua versão da Segunda Guerra Mundial. Outro ponto pertinente — principalmente aos futuros advogados e juristas —, é o fato de que o longa apresenta o gradual entendimento sobre o sistema processual britânico por Lipstadt. Sendo ela uma historiadora, americana e leiga no mundo jurídico, isso gerou, por vezes, grandes desentendimentos com seus próprios advogados. Pois, as estratégias adotadas por eles em sua defesa, não faziam sentido para ela num primeiro momento. Mas, é um filme interessante tanto para se conhecer uma pincelada desse sistema judiciário britânico, quanto pela forma como os advogados de Lipstadt conduziram o processo e a relação cliente-advogado.

20/02/2020

Voltamos às atividades e resumimos janeiro e fevereiro para você!


            Nós, equipe do Blog Unicuritiba Fala Direito, já estávamos ansiosos para retornar às atividades da redação neste novo ano letivo, com muita produção de conteúdo para vocês, queridos leitores. Por isso, essa virada de ano não foi composta apenas por sol, mar e muito protetor solar. Nossa equipe ficou atenta às notícias que ocorreram nestes últimos meses e, hoje, trazemos a vocês breves pinceladas de eventos e assuntos relevantes que não poderíamos deixar passar em branco.

            Já adiantamos que alguns destes tópicos serão aprofundados em matérias isoladas que, em breve serão postadas no Blog e, ainda, estamos preparando sugestões de livros, filmes e séries que nossa equipe curtiu nessas férias. Então, fiquem de olho!

1.     ACONTECEU NO UNICURITIBA:

Ânima Educação

Na metade do mês de dezembro, o Centro Universitário Curitiba anunciou a sua união à Ânima Educação, visando a aliança entre a tradição com a inovação. Trata-se de uma integração que pretende criar pontes de sinergias que preservem a qualidade de ensino e o legado construído ao longo de 70 anos da instituição paranaense. O presidente da Ânima Educação, Marcelo Battistella Bueno, esteve presente na recepção dos calouros deste ano e destacou em sua fala o compromisso de ambas as instituições com a Educação. Pontuando o alinhamento da missão da Ânima Educação em transformar o mundo pela Educação com a missão do UNICURITIBA de promover a capacitação e compromisso com o desenvolvimento social através da Educação.

Instituto Mais Cidadania

O Instituto Mais Cidadania, já apareceu em nosso Blog com a matéria sobre o Jogo da Eleição. Este, trata-se de um programa que já entrou em contato com mais de 12.000 estudantes, sensibilizando-os, e incentivando-os, a uma reflexão ética sobre o processo eleitoral brasileiro, o exercício cidadão e a democracia. No final do mês de janeiro, este Instituto — representado pelo professor do UNICURITIBA e advogado Luiz Gustavo de Andrade —, prorrogou o convênio que permite a aplicação do jogo, pela Escola Jurídica Eleitoral, aos estudantes do Ensino Médio de Curitiba. Além do professor, estavam presentes na solenidade o Reitor do UNICURITIBA, Dr. Arnaldo Rebello; o Presidente do TRE-PR, Dr. Gilberto Ferreira; e o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Dr. Carlos Ritzmann.

13ª Edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

Os alunos André Henrique Iloloth, Matheus Zardo Osny Buzzo, juntamente com os bacharéis Matheus Marodin de Paiva, Felipe dos Santos Lima, Diego Alves Martins e Rafael Bortone criaram a empresa InPakta após conquistarem o 4º lugar no Global Legal Hackathon de 2019, com um produto que visava proteger contratos com dados sensíveis.
A equipe já havia participado de algumas competições, porém, o troféu de Empreendedorismo Econômico, na modalidade Graduação chegou em 06 de fevereiro de 2020. O grupo contou com a mentoria do Professor Sérgio Itamar. Destaca-se que prêmio supracitado tem o objetivo de reconhecer ideias e iniciativas de conscientização e sustentabilidade.
A startup visa mapear, proteger, entregar (para a autoridade nacional de proteção de dados e para o usuário titular quando solicitado), anonimizar (para criar relatórios com machine learning e melhorar o serviço do cliente) e monitorar possíveis vazamentos de dados.

2.     POLÍTICA:

Ministério da Educação e os Problemas com o ENEM

Apesar de o ministro Abraham Weintraub definir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 como o melhor de todos os tempos, não podemos desconsiderar os diversos problemas enfrentados, que provocaram o adiamento do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies).
Um erro na correção pode ter prejudicado quase 6 mil estudantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), uma falha na gráfica fez com que provas fossem associadas a gabaritos trocados. O problema, aliado a constantes erros de português do ministro nas redes sociais, geraram uma onda de críticas, até mesmo de aliados.
Entre as mais efusivas, está a do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que definiu a gestão como um "desastre”.  Posteriormente, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) pediu o impeachment de Weintraub, e classificou a sua gestão como "desastrosa", em post publicado na noite de hoje nas redes sociais. A parlamentar de São Paulo teve a Educação como uma de suas principais bandeiras na campanha eleitoral.  Até o momento, porém, Weintraub segue amparado pelo presidente Jair Bolsonaro, que em momento algum falou sobre uma possível demissão.

Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e a abstinência sexual para jovens

Considerada uma proposta milagrosa pela Ministra Damares Alves, o programa abstenção sexual foi apresentado por seu Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos no final de janeiro. Visando a diminuição de gravidez precoce, esta é mais uma medida equivocada do nosso atual governo acerca de um tema de grande seriedade. Isto se deve à negação do real contexto social brasileiro, que negligencia o fato de que os abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes ocorrem, em sua grande maioria, dentro de seus próprios lares, por familiares ou frequentadores das casas.
A pastora e Ministra da Família apoiou o seu discurso numa equivocada ideia de liberdade, em que crianças e adolescentes possuiriam autonomia para negar o ingresso em uma vida sexual prematura. Tal programa, que não estimula o acesso à informação sobre educação sexual — basilar na identificação de tais abusos — traz consigo um viés ideológico impositivo sobre condutas morais específicas que desconsideram a diversidade de crença e religiões que possam vir a ter compreensões distintas acerca da sexualidade.

Lei Anticrime e Juiz de Garantia 

Após longas discussões sobre o tema, a Lei Anticrime (Lei 13.0964/19) entrou em vigor no dia 23/01, trazendo alterações no Código Penal e na Lei de Execuções Penais. Entretanto, o que ainda está dando o que falar é sobre o mecanismo do Juiz de Garantias, que foi duramente criticado e está com a sua aplicação suspensa por tempo indeterminado após decisão do Ministro Luiz Fux, vice-presidente do STF. Os demais institutos da Lei vigoram normalmente.

3.     ATUALIDADES:

Coronavírus

Desde dezembro centenas de pessoas estão sendo infectadas pelo “novo Coronavírus”, inicialmente na China e, posteriormente, espalhando-se para os demais países. Como a transmissão e os próprios sintomas iniciais se parecem com uma gripe comum, mas a doença progride com considerável gravidade, criou-se um grande alarde em todo o mundo, sendo, inclusive, decretado estado de emergência pela OMS, que busca, junto com os países, controlar a transmissão, bem como buscar um tratamento eficaz para os pacientes já infectados.

BBB

A 20ª edição do Big Brother Brasil mal começou e já está dando o que falar. Além dos episódios de assédio sexual protagonizados pelos participantes - já tradicionais no programa -  houve também repercussão de uma conversa “normalizando” a zoofilia. Ambos os casos já são investigados pelas delegacias de polícia responsáveis.
Não poderíamos deixar de mencionar, também, a respeito das diversas críticas e preconceitos levantados devido à orientação sexual dos confinados. Embora nesta edição não se tenha nenhum homossexual, o “brother” Victor Hugo se declara assexual, o que levantou diversos questionamentos dentro e fora da casa. Além disso, outros participantes se declaram bissexuais, orientação que também causa preconceitos e pré-julgamentos pela sociedade.
Por fim, não podemos deixar de mencionar a atual composição da casa, formada por homens com pensamentos machistas, “lutando” contra mulheres com postura firme e publicamente declaradas feministas. Ressalta-se que não há um único dia em que não se tenha comentários inferiorizando e/ou subjugando mulheres e seus posicionamentos, declarando-as, inclusive, como “loucas” e “dissimuladas”. Até quando?

Atentado Porta dos Fundos

Dizem que todo final de ano é sempre muito agitado, mas para a produtora dos vídeos de humor  do Porta dos Fundos foi muito além do que o esperado.  O Porta dos Fundos foi duramente criticado em razão de filme "A primeira tentação de Cristo", transmitido pela Netflix, em que Jesus foi retratado como homossexual. Diante disto, na véspera de Natal, em forma de protesto, o prédio onde fica a sede do grupo foi atingido por dois coquetéis molotov.
Há quem diga que houve intolerância religiosa, bem como abuso de liberdade de expressão. Porém, nada justifica a explosão e a tentativa de homicídio.
Ressalta-se que o único indivíduo identificado entre os cinco homens suspeitos do ataque viajou para a Rússia um dia antes do seu mandado de prisão temporária ser expedido. Já foi negado o pedido de habeas corpus, bem como o salvo-conduto pedido pela defesa de Eduardo Fauzi Cerquise.